People Analytics, Desenvolvimento de Liderança, Employee Experience e o universo do RH para 2022.

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Cobertura HSM Expo 2021:

Daqui para frente, tudo vai ser diferente.

2022 vem aí e, mesmo que uma parte de nós retorne às atividades presenciais, novas tendências vão intensificar mudanças em nossas relações de trabalho e novas práticas afetarão a vida de nossos profissionais.

O modelo híbrido vai continuar ganhando espaço e desafiará as empresas no que diz respeito ao RH e à gestão de pessoas. No pós-pandemia, novas prioridades devem surgir e demandar novos focos de atenção e cuidado de nossas equipes. Listamos aqui alguns dos temas que vão praticamente monopolizar suas reuniões e suas iniciativas no ano novo.

Saúde mental e qualidade de vida.

A pandemia pode estar arrefecendo, mas o tema continuará a ter destaque. Com as transformações nas empresas, as equipes e seus líderes chegaram à exaustão. É o que aponta uma pesquisa da Gartner: depois de quase 2 anos de incertezas e trabalho duro, 54% se dizem cansados. Minimizar o impacto dessa transformação na produtividade e no dia a dia dos profissionais será motivo de muito trabalho por parte do RH.

Leadership Development (Desenvolvimento de Liderança)

Nem todas as companhias preparam seus líderes para acompanhar as mudanças na vida e no trabalho de seus colaboradores. Em 2022 será preciso encarar esse desafio e arregaçar as mangas na busca por planos de carreira exequíveis a partir desta nova realidade. O desafio de recrutar e reter também será assunto recorrente. Estimular o Ownership (espírito de dono); criar políticas de remuneração que superem o horizonte das horas trabalhadas – flexibilizando CLT e equilibrando a relação salário/bônus, por exemplo -;  aumentar a interação entre gestores de níveis diferentes e fortalecer os programas de mentoria serão pauta na certa.   

People Analytics (análise de dados agregado à gestão de pessoas)

Para quem ainda não conhece o termo, muito prazer. O People Analytics certamente vai entrar no seu radar em 2022. Usar sistemas de dados para avaliar colaboradores será cada vez mais recorrente. O objetivo é fornecer informações individualizadas, que permitam um melhor entendimento sobre o papel de cada um no negócio das empresas. Prepare-se. Seus processos de recrutamento e seleção também podem ganhar muito com este tipo de sistema.

Flexibilidade

O que importa é a entrega e não as horas trabalhadas. Essa é a essência da flexibilização da jornada de trabalho. Como nem todo mundo produz melhor no horário convencional, este modelo permite que cada um trabalhe quando estiver mais disposto. É claro que nem todas as atividades podem ser contempladas com essa flexibilidade, mas para quem adotou o modelo de home office, este será um dos grandes benefícios que o ano novo vai trazer. Pense nisso.

Employee Experience (Experiência do Colaborador)

Garantir a melhor experiência para quem trabalha na sua empresa. Motivar sua equipe no desempenho de suas funções. O termo “Employee Experience” retrata estes objetivos, incentivando a entrega e o retorno esperados, através de iniciativas que melhoram a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho e ampliem seu engajamento, retendo talentos e reduzindo as taxas de turnover.

Agora que você conhece as principais tendências para os RHs em 2022, é hora de executá-las na sua empresa.
Boa sorte e feliz 2022 para você e seus colaboradores.

Por Paulo Klein, diretamente do HSM Expo 2021.

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