Erros culturais que seus colaboradores cometem durante as webmeetings.

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Antes da pandemia, quando você embarcava em um vôo internacional, havia incessantes lembretes de que você estava prestes a entrar em uma cultura diferente, começando com um briefing de segurança em vários idiomas. Hoje, a distância percorrida para uma reunião internacional é entre sua cozinha e o escritório em casa.

Sem o jetlag para nos lembrar das nuances culturais, esquecemos que as diferenças culturais podem fazer ou destruir o sucesso de nossas videoconferências.

As videochamadas, embora convenientes, não reduzem as diferenças culturais – elas as amplificam.

Na verdade, com menos pistas de percepção disponíveis, as videochamadas muitas vezes intensificam o efeito que as diferenças culturais têm em estabelecer confiança, ganhar credibilidade e se comunicar com eficácia.

Cometer erros culturais custa caro. Abordá-los não é, e pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Experimente da próxima vez que estiver em uma videochamada: 

Não se sente muito perto (ou muito longe) da tela. Quando nos comunicamos pessoalmente, nos aproximamos ou nos afastamos de uma pessoa com base no que parece natural. Perto demais pode parecer intrusivo, enquanto longe pode parecer indiferente. Para chamadas de vídeo, ajuste sua distância para corresponder a outros participantes.     

Contato com os olhos do espelho. Sabemos que olhar para a câmera é semelhante a fazer contato visual direto . Em algumas culturas, o contato visual é um sinal de confiabilidade e segurança. Em outros, é um sinal de agressividade. Mantenha o mesmo nível de contato visual que as outras pessoas na chamada. Se o seu objetivo é fazer contato visual, olhe para a câmera – não para a tela. 

Formalidade do jogo. No ano passado, todos nós nos acostumamos a fazer videoconferências com colegas em suas casas – vendo-os vestidos casualmente ou ouvindo seus cachorros latindo.

Para algumas culturas, trabalhar em casa aumentou a informalidade. Por exemplo, os americanos ficam mais confortáveis comendo durante as reuniões do Zoom. Mas essa informalidade pode parecer rude para aqueles de culturas que vêem a formalidade como um sinal de respeito. Tente combinar seu traje, plano de fundo da chamada ou configuração do escritório em casa com os outros na chamada. Na dúvida, seja mais formal.

Interprete o silêncio corretamente. Em algumas culturas, o silêncio demonstra que você está atento e engajado. Em outros, o silêncio indica desinteresse. Se você é de uma cultura que usa o silêncio para mostrar engajamento, talvez precise “pular” mais rápido. Se você é de uma cultura que mostra interesse por interjeições, talvez seja necessário fazer uma pausa com mais frequência.

Use a quantidade certa de conversa fiada. Quando estamos interagindo com colegas de trabalho pessoalmente, é natural ter algum nível de conversa fora do trabalho antes do início da reunião. Em algumas culturas, esse tempo social é mínimo porque a confiança é baseada na competência técnica e transacional. 

Para essas culturas, é apropriado ir diretamente para a agenda. Em outras culturas, a confiança profissional é construída a partir das relações sociais. Nessas culturas orientadas para o relacionamento, você deve se envolver em mais conversas não relacionadas ao trabalho para fomentar o relacionamento. Entenda essa diferença antes da reunião e ajuste sua conversa fora do trabalho de acordo.

Embora uma video chamada leve apenas 30 segundos para ser configurada, é importante dedicar algum tempo para aprender como adaptar seu comportamento às expectativas culturais das pessoas na chamada para obter o máximo das reuniões. 

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