Autismo é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal, que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir com o ambiente.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm autismo, com maior incidência no sexo masculino.
Geralmente os pais percebem por volta dos 3 anos de idade, quando a criança não atende ao ser chamada pelo nome, não interage com outras pessoas, não desenvolve a linguagem e comunicação.
As causas não são totalmente conhecidas, porém, há confir- mação de predisposição genética e possível interferência de fatores ambientais.
O diagnóstico é realizado por um profissional especializado na área infantil, como um pediatra, neurologista, psiquiatra e psicólogo.
Quais os tipos de Autismo?
- Síndrome de Asperger;
- Transtorno invasivo do desenvolvimento;
- Transtorno do Autista.
Além dos diferentes tipos de autismo, também existem variações em relação aos níveis de gravidade. Eles são:
- Nível 1 (Leve);
- Nível 2 (Médio);
- Nível 3 (Grave).
Os principais sintomas são:
- Falta de contato com os olhos;
- Comportamentos repetitivos como bater ou balançar as mãos;
- Dificuldades em fazer pedidos usando a linguagem;
- Desenvolvimento tardio da linguagem.
Ainda que não exista cura, o autismo tem sim tratamento, capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente. Em geral, uma equipe multidisciplinar é indicada, já que cada especialista trabalhará uma dificuldade específica do autista.