A mulher passa por diversas fases durante a vida:
Menarca – Início da menstruação, ocorre entre 10 e 15 anos.
Menacme – É o período em que a mulher se encontra em idade fértil. Inicia-se com a puberdade e vai até a menopausa.
Climatério – O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos.
Os sintomas do climatério podem começar a surgir entre os 40 e os 45 anos de idade e podem durar anos. São:
Ondas de calor repentinas; Diminuição do apetite sexual; Tonturas e palpitações; Insônia, má qualidade de sono e suores noturnos; Coceira e secura vaginal; Desconforto durante as relações sexuais; Perda de elasticidade da pele; Diminuição do tamanho dos seios; Depressão e irritabilidade; Aumento de peso; Dor de cabeça e falta de concentração; Incontinência urinária ao esforço; Dor nas articulações.
Perimenopausa (45-50 anos) – é a fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e antecede a menopausa.
Menopausa – A menopausa é definida pela última menstruação e por isso é conhecida retrospectivamente, depois de 12 meses.
Pós-menopausa (48-65 anos) – Desencadeia alterações significativas no organismo da mulher, como perda da libido, maior propensão a infecções urinárias, aumento do risco de câncer de mama, osteoporose, doenças cardíacas e depressão.
Exames periódicos que toda mulher deve fazer para prevenção ou diagnóstico precoce de doenças:
- Exame das mamas (autoexame) – Início após o aparecimento da menstruação
- Papanicolau – Indicado no início da vida sexual
- Exame de sangue
- Mamografia – inicia-se aos 35 anos
- Densitometria óssea – A partir dos 40 anos
- Avaliação Cardiológica
- Exame de fundo de olho
Como você pôde perceber, a fertilidade feminina envolve diversas fases que ocorrem durante toda a vida da mulher. E a manutenção de uma vida equilibrada, aliando alimentação saudável e exercícios físicos, é fundamental para manter a saúde em dia e passar por essas fases com mais qualidade de vida.