Quase metade (43%) dos funcionários afirma que sua empresa é culpada de greenwashing, em que as empresas fazem alegações vazias sobre sua pegada ambiental.
Funcionários mais jovens são ainda mais propensos a fazer a acusação, com 56% dos jovens de 18 a 24 anos relatando que sua empresa pratica lavagem verde, de acordo com o relatório do provedor de software e serviço Advanced.
Os mais jovens também se sentiram mais confiantes sobre as questões climáticas, com 83% dizendo que entendiam a pegada de carbono de sua organização, em comparação com a média de 69% em todas as idades.
Prashant Vaze, membro sênior da Climate Bonds Initiative e membro do Green Technical Advisory Group (GTAG), disse que os funcionários podem ver melhor do que ninguém se as empresas estão falsificando seus registros verdes.
Em declarações à revista HR , ele disse: “Os funcionários estão em uma excelente posição para descobrir o que realmente está acontecendo nos negócios.
“Se eles virem uma empresa agindo de forma hipócrita, certamente terá uma pontuação baixa em termos de percepções dos funcionários dessa empresa.”
Números de um estudo da Autoridade de Concorrência e Mercado (CMA) descobriram que 40% das alegações verdes feitas online podem ser enganosas.
Harvey Francis, vice-presidente executivo da empresa de construção Skanska, disse que os empregadores têm a obrigação moral de apoiar suas palavras com ações.
Ele disse à revista HR : “Greenwashing, ou qualquer outra área em que as ações de uma empresa não cumpram seus compromissos declarados , só pode levar a impactos negativos na reputação, tanto com os funcionários quanto com os clientes.
“É importante que as empresas sejam deliberadas em suas ações – elas precisam ser claras sobre os passos concretos que irão seguir a retórica.”
Laurel Dines, diretora de operações de RH da Ranstad Reino Unido, no entanto, disse à revista HR que, embora uma proporção significativa (39%) das contratações potenciais ache que as questões ambientais, sociais e de governança corporativa são importantes a serem consideradas ao escolher um empregador, os fatores tradicionais ainda prevalecem a lista.
Ela disse: “Embora os planos climáticos sejam importantes, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, salários e pacotes de benefícios atraentes e segurança no emprego são os três fatores mais importantes citados pela força de trabalho do Reino Unido.
“O que torna um empregador atraente difere entre os setores. Profissionais de tecnologia, por exemplo, nos dizem que estão interessados em organizações que usam as tecnologias mais recentes, são financeiramente saudáveis e oferecem boa progressão na carreira – mas, novamente, as políticas verdes não aparecem no topo da árvore de decisão ”.
As empresas que decidirem se gabar falsamente de suas credenciais verdes, seja para atrair clientes ou talentos, logo enfrentarão regulamentos mais rígidos.
O CMA alertou as empresas em setembro que elas têm até janeiro de 2022 para garantir que suas reivindicações ambientais cumpram a lei. O GTAG, da mesma forma, está atualmente elaborando uma taxonomia verde para que os reguladores possam reprimir o greenwashing financeiro.
Cecilia Parker Aranha, diretora de proteção ao consumidor do CMA, disse à revista HR que os poderes do regulador deveriam ser reforçados.
“O governo está atualmente fazendo consultoria para fortalecer os poderes do consumidor do CMA. Isso inclui permitir que o CMA ponha fim às práticas comerciais ilegais de uma empresa – ou ordenar reembolsos para pessoas que foram deixadas de lado por práticas ilegais – sem primeiro passar pelos tribunais. ”